Na abertura da Exposição que conta história da Gibiteca, Ronilço Guerreiro se emociona ao falar do sonho de fazer da Capital uma cidade de leitores

Uma noite mágica marcou a abertura da exposição da Gibiteca Mais Cultura no Espaço Energia, em Campo Grande. Nos próximos três meses o local contará um pouco das mais de duas décadas de história de uma das entidades referência em incentivo à leitura do Brasil.

Em discurso emocionado, o vereador e fundador da Gibiteca, Ronilço Guerreiro, falou sobre a entidade. “Primeiro estar no espaço da Energisa, com uma parceria tão bonita, me faz lembrar meu pai Zé Roberto, que trabalhou por anos na empresa e com ele meu irmão e sobrinhos, então temos uma história juntos. Hoje, estar aqui com essa exposição linda, me emociona ainda mais por saber que correr atrás do meu sonho valeu a pena”, comentou Guerreiro que lembrou ainda do primeiro gibi que leu. “Era um gibi do Zé Carioca que encontrei no lixão perto de casa. Ali começou meu amor pelos quadrinhos”.

“Aproveito para agradecer a Energisa pelo espaço e pelo incentivo, pois tem sido grande parceira da Gibiteca, nos ajudou na modernização do prédio e vamos trabalhar muito em conjunto para fazer de Campo Grande uma cidade de leitores”, ressaltou o vereador.

A exposição conta os mais de 20 anos de história da Gibiteca que reúne um dos maiores acervos de histórias em quadrinhos do Brasil, com mais de 20 mil exemplares. Na exposição os visitantes poderão conhecer obras raras do acervo da Gibiteca, como o número 1 da Turma da Mônica, além de ter acesso a obras clássicas como Flash Gordon, Asterix, Tin Tin, Lucky Lucky, Menino Maluquinho, Calvin e Aroldo e um vasto acerto da Mônica.

O presidente da Energisa, Marcelo Vinhaes Monteiro, destacou o carinho pela Gibiteca desde o primeiro momento. “Recebi o Ronilço na Energisa, ele me mostrou a Vanteca e me convidou para conhecer o prédio da Gibiteca. Desde o primeiro momento percebi o tamanho do projeto e sua importância para formação das pessoas. É esse tipo de projeto que acredito e que quero estar sempre apoiando”.

Na mesma linha seguiu o secretário de Cultura de Mato Grosso do Sul, Eduardo Romero. “Esse trabalho de incentivo à leitura é fantástico e, como o Ronilço sempre diz, onde não atrativos culturais a violência se transforma em espetáculo, por isso presenciar uma exposição como essa me enche de esperança. O Ronilço tem sido um grande político, próximo de muitas causas importantes, das pessoas e tenho certeza que vai ter cada dia mais sucesso”.

No espaço, que será aberto ao público de segunda a sexta-feira, tem aproximadamente 100 livros infantis, infanto juvenis e histórias em quadrinhos, não apenas da Mônica, mas também dos heróis da Marvel e DC ficarão disponíveis para os visitantes. Além disso, para contar a história da Gibiteca, estarão expostos no local banners sobre a entidade e explicando um pouco de seus projetos que têm feito de Campo Grande uma cidade de leitores.

Serviço:
Exposição Gibiteca
Data: Segunda a sexta
Horário: 8h às 11h e 13h às 17h
Local: Espaço Energia
Endereço: Avenida Afonso Pena, 3.901

Assessoria de Imprensa do Vereador