Vereadores aprovam projeto de Ronilço Guerreiro que cria o Dia Municipal da Doação de Livros e do Incentivo à Leitura

Na manhã de hoje foi aprovado em primeira votação e discussão o projeto de lei 10.887/23, de autoria do vereador Ronilço Guerreiro, que inclui no calendário oficial de eventos de Campo Grande o Dia Municipal da Doação de Livros e do Incentivo à Leitura, a ser realizado anualmente no dia 16 de agosto. A proposta visa incentivar as pessoas a realizarem doação e circulação de livros para proporcionar que os munícipes tenham maior acesso à cultura.

“Com esses projetos tenho certeza que meu trabalho se fortalece e mantém acesa a chama do ensino, da aprendizagem e da cultura. Criar esse dia de doação de livros e incentivo à leitura no dia 16 de agosto me faz lembrar uma frase do Dom Bosco que diz que educação é coisa do coração e essa data é exatamente dia de aniversário do santo que é padroeiro da juventude”, comentou Guerreiro.

O projeto visa também melhorar o acesso aos livros da população. “A doação é um ato de solidariedade entre pessoas, o que promove no município um ambiente colaborativo. Esta ação possibilita que crianças e jovens tenham maior acesso a obras literárias ou didáticas, estimulando a leitura e gerando um investimento no futuro com mais educação”, diz trecho da justificativa.

“Distribuímos anualmente mais de 200 mil livros e estamos em todos os cantos da cidade com nossos projetos de incentivo à leitura e isso prova que as pessoas gostam sim de ler, o que precisamos é fortalecer a democratização do livro. Tenho certeza que ter uma data para celebrar a doação de livro vai nos ajudar ainda mais a ampliar o acesso das pessoas às obras literárias”, disse o vereador Ronilço Guerreiro.

O projeto volta ao plenário da Câmara Municipal na próxima quinta-feira para segunda votação. Caso aprovado, segue para sanção da prefeita Adriane Lopes.

Assessoria de Imprensa do Vereador