Ronilço Guerreiro preside audiência pública sobre Fibromialgia e garante que segue lutando por direitos dos portadores da doença

O vereador Ronilço Guerreiro presidiu na manhã de hoje a audiência pública que discutiu o tema “Conscientização sobre a fibromialgia”. Guerreiro é autor da lei que garante para quem sofre com a Fibromialgia atendimento preferencial em bancos, supermercados, órgãos públicos, além de estacionamento.

A audiência desta manhã reuniu vereadores, portadores das doenças e entidades representativas desta doença reumatológica que afeta a musculatura causando dor. Por ser uma síndrome, está associada a outros sintomas, como fadiga, alterações do sono, distúrbios intestinais, depressão e ansiedade. Acomete 2% da população mundial e é mais frequente em mulheres.

“Agradeço ao vereador André, presidente da Comissão de Saúde, por atender nosso pedido e chamar essa audiência. Queria dizer que vocês (portadores de fibromialgia) não estão sozinhos, por isso quero dizer que a palavra do dia hoje é empatia. Só quem tem uma pessoa próxima que sofre com fibromialgia sabe o que é a dor”, ressaltou o vereador.

Ronilço aproveitou para dizer que, apesar de ter a carteirinha que garante prioridade, a luta continua. “Estamos na luta para abrir caminhos às outras opções de tratamento, pois quem sofre tem pressa. A dor pode ser invisível, mas para quem sofre, essa dor não é invisível e precisamos dar esse apoio”, complementou.

Sobre o projeto de lei, o vereador aproveitou para agradecer a ex-vereadora Enfermeira Cida. “Agradeço a ex-vereadora Cida por ter iniciado esse trabalho e tive a oportunidade de dar continuidade. Reapresentamos o projeto, com nova redação, e a lei é uma realidade em Campo Grande. A carteirinha garante atendimento prioritário, assim como tem prioridade idosos, mulheres grávidas, entre outros”.

Carteirinha
Para quem sofre com a Fibromialgia, desde o início deste ano os campo-grandenses já contam com atendimento preferencial em bancos, supermercados, órgãos públicos, além de estacionamento, mas para isso é necessário se cadastrar no site da Secretaria de Saúde.

De acordo com a Sesau, para ter acesso ao cartão o usuário deverá acessar o módulo de cadastro link: http://condicaopermanente.campogrande.ms.gov.br/. Os documentos requeridos deverão ser anexados e serão analisados pela equipe técnica da Sesau para posterior expedição do cartão de identificação.