Ronilço Guerreiro apresenta projeto que visa garantir informações diárias para familiares de pacientes internados na Capital

Projeto do vereador Ronilço Guerreiro protocolado para votação na Câmara Municipal de Campo Grande quer garantir aos familiares de pacientes internados em hospitais públicos e privados da Capital o direito de receber diariamente o boletim médico sobre o estado de saúde de pacientes internados.

Ronilço destaca que só quem tem um familiar hospitalizado sabe o drama que é esperar por notícias. “Esse era um projeto que nossa equipe já estava levantando informações para ser apresentado e recentemente minha mãe precisou ser hospitalizada e vivi na pele o drama de não saber informações. Conversei com várias pessoas que passavam pela mesma situação e pedi para que o projeto fosse finalizado e apresentado para apreciação de nossos vereadores o mais rápido possível”, ressaltou.

Pela justificativa do projeto, o mesmo visa reparar um problema histórico, que é a dificuldade de obter informações adequadas sobre pacientes internados. Os profissionais de saúde dentro de hospitais têm afazeres ininterruptos e muitas vezes sequer podem atender aos telefones dos postos de enfermagem.

Além disso, os horários de visita são restritos e nem sempre coincidem com a disponibilidade de um médico ou enfermeiro que possa explicar adequadamente a situação do paciente. As iniciativas são, portanto, meritórias. Com os meios de comunicação fáceis, eficientes e baratos de que hoje se dispõe é extremamente simples elaborar um resumo sobre as condições do paciente, que pode, mesmo, ser gerado automaticamente sem requerer o concurso dos profissionais da saúde.

Pelo projeto, os hospitais serão obrigados a disponibilizar aos familiares ou responsáveis, boletim com notícias diárias contendo detalhes sobre o estado de saúde e como está sendo conduzido o tratamento do paciente internado em quartos, enfermarias, Centros de Tratamento Intensivo ou Unidade de Terapia Intensiva.

O projeto segue para parecer das comissões pertinentes e depois segue para votação em plenário. “Tenho certeza que meus pares serão sensíveis à importância da família ter informações nesses momentos difíceis”, finalizou Guerreiro.

Assessoria de Imprensa do Vereador