Liga da Inclusão

Estar visível, ser notado, sentir-se parte do todo em todos os espaços e contextos sociais, ver-se representado nos diversos grupos e meios de comunicação, a isso damos o nome de inclusão. Que aos poucos ganha espaços distintos e inusitados, como por exemplo, nas histórias em quadrinho, palco das narrativas de ficção que dão origem a séries e filmes no cinema, mas que agora, quer e precisa contar histórias reais que emocionam, educam e reestruturam o comportamento da sociedade.

Para conhecer projetos inclusivos, não é preciso ir muito longe, basta olhar ao redor com sensibilidade e atenção. Entrando no assunto, vamos conhecer um dos projetos da Gibiteca, o maior e mais inovador espaço para incentivo a leitura feito para crianças, jovens, adultos e idosos do Mato Grosso do Sul, localizado na capital Campo Grande, que além de ter um enorme acervo para entreter os leitores, ainda se preocupa em levar essas histórias até eles, onde estiverem,  através dos projetos: Vanteca, Gibicileta, Bibliotecas nos terminais, Livros Carentes e “livros esquecidos”, gesto proposital do fundador que “esquece” livros nos carros das pessoas pela cidade Morena.

A novo projeto é construir uma incubadora de quadrinhos, eu avisei que era inovador, e popularizar uma edição especial de quadrinho formado por uma turminha pra lá de especial. Cada personagem representa um grupo pontual que vive e sofre com o  preconceito diariamente. Então temos o cadeirante, um negro, pessoas com Síndrome de Down dentre outros atores que formarão a “Liga da Inclusão”, já deixo aqui a sugestão de nome para essa turma arrebentar no combate ao vilão preconceito.

Com a virada de década, uma nova fase começa para a Gibiteca e seu idealizador, Ronilço Guerreiro, o ser humano mais apaixonado por histórias em quadrinhos que tive a oportunidade de conhecer. Há 20 anos ele fundou a Gibiteca com 120 gibis e a ajuda da embaixada da Austrália e da França, hoje já conta com mais de 20 mil exemplares de livros e gibis para todas as idades.

Faça parte dessa história, acesse o site e saiba como contribuir: https://gibiteca.org.br/

 

ELVIS MARTINS

Administrador e Estrategista Digital, apaixonado por educação, empreendedorismo e pelas 7 artes, com um amor profundo pela 4ª e 5ª arte. 

Ajudo profissionais, empresas, ONGs e projetos a 

digitalizar e posicionarem suas marcas na Web.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário