Audiência Pública na próxima segunda-feira discute a “Importância da Conscientização da Doença de Parkinson”

Proposição do vereador Ronilço Guerreiro, acontece na próxima segunda-feira a audiência pública “Importância da Conscientização da Doença de Parkinson”. O evento será às 14h, no Plenário Oliva Enciso, da Câmara Municipal de Campo Grande.

Essa audiência faz parte do calendário do Abril da Tulipa Vermelha, projeto de lei do vereador Ronilço e que anualmente terá no mês de abril uma programação voltada para à divulgação de informações e à conscientização sobre a Doença de Parkinson, seus sintomas, tratamento e ações que visem à promoção do bem-estar e da qualidade de vida de seus portadores

“É um momento muito importante que vai tratar essa doença que machuca o corpo e a mente das pessoas. Muitas pessoas não sabem, mas uma das consequências que pode levar a morte de quem sofre com Parkinson é a questão da broncoaspiração, ou seja, como quem tem a doença fica com a deglutição comprometida, alimentos e saliva podem ser ingeridos por via respiratória e consequentemente levar a morte, e esse é alguns dos temas que vamos discutir”, comentou Guerreiro.

O vereador complementa o objetivo da Audiência dizendo que “muitas famílias sofrem com essa doença e não contam com acesso fácil às informações e conscientização. Muitas vezes, sabendo como agir, podemos até melhorar o atendimento e qualidade de vida de quem está sofrendo”.

Estão confirmados no evento autoridades da saúde, médicos, psicólogos e interessados neste tema tão importante que acomete tantas pessoas que precisam de informações. Quem não puder participar presencialmente, a atividade será transmitida ao vivo para a população nos canais oficiais da Câmara Municipal.

Lei em vigor

Desde dezembro do ano passado está em vigor na Capital a lei municipal que inclui no calendário de comemorações oficiais de Campo Grande o Mês da Conscientização sobre a Doença de Parkinson – Abril da Tulipa Vermelha. O projeto de lei é de autoria do vereador Ronilço Guerreiro.

Pela proposta, no mês de conscientização será inserido na comunidade a temática sobre a Doença de Parkinson; despertar os diversos profissionais para o fato de que seus diferentes conhecimentos podem contribuir para retardar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes; promover a divulgação de informações e o amplo debate sobre a Doença de Parkinson e seus sintomas, como meio de levar as pessoas ao conhecimento do acometimento precoce e de evitar situações constrangedoras e discriminatórias vivenciadas por portadores da patologia; entre outros.

Assessoria de Imprensa do Vereador